A FOB atualizou as anilhas a pouco tempo, com a inclusão do numero da bitola do anel (lembro dos meus esforços para que a turma entendesse como essa informação seria útil para os criadores e para os juízes), novo layout, nova forma de fabricação (laser)... Isso foi muito bom porém notei que a visualização vem piorando, chegando mesmo a comprometer a visualização a olho nu da bitola e ano. Isso em anéis 4.5, imagino em bitolas menores...
Na foto comparo o tamanho e disposição das informações da nova anilha FOB com uma anilha do clube BVA de 2018 (clube belga que fui associada) .
Observem que a anilha de 2021 tinha um corpo (tamanho da letra ou numero) algo maior.
Reparem também a qualidade do material. A anilha vermelha (BVA) foi usada por uns 4 anos e está íntegra. A de 2021 também foi usada e apresenta bordas sem tinta, não perceptível a olho nu (de fabrica) e a de 2022 não foi usada.
Eu mantenho a maioria das aves que crio, então a qualidade do material e de leitura das anilhas para mim faz muita diferença. Quantas vezes não consegui ler anilhas 2018 e anteriores FOB (anéis antes da nova paginação) por estarem visualmente detonadas, até mesmo sem a cor de fundo...
Espero que as novas anilhas sejam duráveis e que revejam o tamanho das informações para facilitar a leitura, afinal quando estamos com a ave na mão não temos lente de aumento ou câmera com lente macro pra lermos as informações do anel.